[Notícias cristãs] Congresso Brasileiro de Missões 2008

Missões Brasileiras Respondendo ao Clamor do Mundo

Com o tema "Missões Brasileiras Respondendo ao Clamor do Mundo: Despertando a Vocação, Preparando, Enviando e Cuidando", o 5º Congresso Brasileiro de Missões será realizado de 13 a 17 de outubro de 2008, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, SP. A programação leva em conta a necessidade, constatada em avaliação do evento anterior, "de um constante despertamento missionário; de reaproximação com outros movimentos missionários atuantes em outras partes da terra; de termos jovens (candidatos), e líderes de meia idade para missões (enviadores); de treinamento teológico e ministerial como requisitos pré-campo, e/ou a capacitação obtida no próprio campo, considerados como parte imprescindível; de equiparmos melhor as igrejas locais para missões; de trazer para a plataforma missionários brasileiros experientes".

O V CBM será transmitido pela Rádio Trans Mundial ao vivo e também pela Internet. O encontro é organizado pela Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) e pela Associação dos Professores de Missões do Brasil (APMB). O congresso conta também com a participação da Comissão de Missões da Aliança Evangélica Mundial e da Cooperação Missionária Iberoamericana (COMIBAM).

Segundo os organizadores os dados concretos da pesquisa "O Evangélico e a Obra Missionária" ofereceram uma nítida visão do quadro ao nosso redor. "Em outras palavras, tendo feito o dever de casa de ouvir, refletir e avaliar, por meio de pesquisas e reuniões, pudemos, então, pensar o V CBM. E o preparamos com o alvo de torná-lo relevante ao nosso presente momento. Percebemos que deveríamos garantir qualidade de informação. Contudo, sendo, suficientemente práticos para atender as necessidades reveladas pelo processo ação-reflexão-ação. E para isso, o V CBM se pautará nos quatro pilares: despertar, treinar, enviar e cuidar", acrescentam.

A programação do V CBM será desenvolvida por meio de palestras, buscando profundidade bíblica nas reflexões sobre Missões em Filipenses, com Bertil Ekstrom, e painéis, com participantes experientes na prática missionária. Entre as palestras haverá temas como: Despertando a Vocação, com Durvalina Bezerra; Modelos de Treinamento Missionário, com Bárbara Burns; Relação Agência-Igreja no Envio, com Alex Araújo; Cuidado Integral do Missionário, com Antonia Van Meer. Os painéis abordarão os mesmos temas. Também haverá 47 atividades vespertinas que tratarão de temas atuais, subdividindo-se em mini-cursos, mesas-redondas e reuniões temáticas. O período da noite trará reuniões inspirativas com pregadores como Carlos Queiroz, Paul Freston, Reuben Ezemadu e Ronaldo Lidório. Serão precedidos pelos testemunhos de Ester Lucena, Gideon Tanbunaan, Olinto Oliveira e Rinaldo de Mattos.

Para o coordenador do V CBM, pr. Silas M. Tostes, o encontro "nos ajudará a avançar na obra missionária. Tanto em compreensão, como no desenvolvimento de uma ação relevante aos nossos dias".

Fonte: Agência Soma