A simplicidade e a magnitude do reino de Deus

TEXTO DA MENSAGEM: Mateus 13:31-32

INTRODUÇÃO

Muita gente não consegue entender como é que as coisas na obra de Deus começam de pequena, simples e humilde, ao passo que as coisas do mundo têm aquele ar de grandiosa, majestosa e deslumbrante.

Para o crente, essas coisas de maneira nenhuma devem incomodá-lo, pois ele sabe que o mundo e suas coisas por “belas” que pareçam nada mais são do que mera ilusão usada para enganar o ser humano e afasta-lo de Deus.

Para aqueles que acham que as coisas de Deus minúsculas e as do mundo são grandiosas o apóstolo Paulo diz: “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir as sábias e as coisas fracas para envergonhar as fortes e as que não são para reduzir a nada as que são.” 1CO 1:27,28.

1º - A aparência frágil e insignificante do reino de Deus

Dentre as parábolas citadas por Jesus no capítulo 13 de Mateus temos a do grão de mostarda. A comparação feita por Jesus nos diz que o reino de Deus a princípio tem uma aparência frágil e desprezível à semelhança do grão de mostarda, que parece com uma semente de coentro, só que ainda menor, pois Ele disse: é a menor de todas as sementes.

Pois bem, o que é que tem de belo e desejoso numa semente de mostarda? Jesus disse isso não com o intuito de menosprezar o reino de Deus, mas, para mostrar o porquê de muita gente abandonar o evangelho. Jesus jamais disse: se você me seguir no reino eu te tornarei rico, poderoso, dono de carros, casas e empresas. Pelo contrário, a esses que O querem seguir por causa dessas coisas Ele diz: “o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” Mateus 8:20.

O reino inicialmente é assim descrito por Jesus. Talvez seja por isso que poucos O seguem. O que é que tem de interessante em duas ou três pessoas reunidas em nome de alguém? Sem bons cantores, sem um bom som com instrumentistas e sem um bom pregador para falar bonito e massagear o ego dos seus ouvintes.

2º Uma semente que cresce

Da mesma maneira que o grão de mostarda é de aparência insignificante mas cresce, assim é o reino de Deus. Jesus disse: “ele cresce.” Não é algo inerte que se começar pequeno, continua pequeno e termina pequeno. Não, Jesus disse que ele cresce. Cresce não simplesmente pelo fato de eu dizer ou, porque pessoas boas estão envolvidas nele, mas porque o próprio Deus o faz crescer. Vejamos o que a Palavra diz sobre isso. Paulo falando aos Coríntios diz: “eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento” 1Co 3:6.

Observe que Paulo não começou com uma grande plantação cheia de frutas e verduras. Mas, ele começou só plantando uma única semente: a Palavra de Deus.

A exemplo disso temos a história dos hebreus, povo numeroso escolhido por Deus. Porém quem não conhece a história de sua origem não tem como saber que esse numeroso povo começou com uma semente chamada Abraão, que ao resolver acreditar em Deus tornou-se assim patriarca daquela nação e pai da fé, chamado amigo de Deus, cuja biografia tem servido até hoje para exortar, edificar, ensinar a milhões de crentes de todas as nações de todas as épocas.

Bem, se você é crente hoje é porque a semente que começou em Jesus cresceu, tornou-se árvore, cuja sombra alcançou sua vida.

3º Uma árvore que acolhe os que se achegam à sombra dos seus galhos

Vejo aqui a magnitude do reino de Deus. Pois, olhando para o texto de Atos 2:42-47, como viviam os convertidos após o pentecostes. Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, em cada alma havia temos, todos que creram estavam juntos e tinham tudo em comum, diariamente perseveravam em oração no templo e etc. Observe que todos agiam coletivamente. Isso é o efeito da sombra dessa árvore que juntou à sua sombra pessoas que antes eram: prostitutas, ladrões, assassinos, mentirosos e etc. Pessoas totalmente diferentes umas das outras. Uns melancólicos, outros fleumáticos, outros coléricos e ainda outros sangüíneos, que doutra maneira era impossível conviverem juntos em perfeita comunhão.

Olha meu querido leitor, só o reino de Deus como árvore acolhedora que é, é capaz de unir pessoas diferentes em um só propósito. Criando assim um ambiente de amor e deveras aconchegante para os que ali vivem.

Gostaria agora que você fizesse um análise da vida dos que foram alcançados pela sombra dessa árvore e pudesse perceber que a magnitude desse reino não termina aqui, mas estende-se até a eternidade. Venha para esse reino!


Conclusão

Que você seja abençoado com esta palavra e fique ciente de que o lugar onde você está servindo a Deus pode ser pequeno, simples e de pessoas humildes, mas se Deus está presente ali, essa árvore tende a crescer e a acolher muita gente à sua sombra.

Autor: Ev. João Bosco de Lima – MSN:
ev.joaobosco@hotmail.com – CEL.: (0**84) 9144-0957