Arrebatamento da Igreja.



"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." [1 Tessalonicenses 4.16,17].
O termo "arrebatamento" deriva da palavra raptus em latim, que significa "arrebatado rapidamente e com força". O termo latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por "arrebatado" [1 Tessalonicenses 4.17]. Esse evento, descrito aqui e em [1 Coríntios 1.5], refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo.
1 - Instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos "que morreram em Cristo" [4.16]. Não se trata da mesma ressurreição referida em Apocalipse 20.4, a qual somente ocorrerá depois de Cristo voltar à terra, julgar os ímpios e prender Satanás [Apocalipse 19.11—20.3]. A ressurreição de [Apocalipse 20.4] tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos do AT [Apocalipse 20.6].

2 - Ao mesmo tempo em que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestiro de imortalidade [1 Coríntios 15.51,53]. Isso acontecerá num instante, "num abrir e fechar de olhos" [1 Coríntios 15.52].

3 - Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão "arrebatados juntamente" [1 Tessalonicenses 4.17] para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.

4 - Estarão literalmente unidos com Cristo [1 Tessalonicenses 4.16,17], levados à casa do Pai, no céu [João 14.2,3], e reunidos aos queridos que tinham morrido [1 Tessalonicenses 4.13-18].

5 - Estarão livres de todas as aflições [2 Coríntios 5.2,4; Filipenses 3.21], de toda perseguição e opressão [Apocalipse 3.10], de todo domínio do pecado e da morte [1 Coríntios 15.51-56]; o arrebatamento os livra da "ira futura" [1 Tessalonicenses 1.10; 5.9], ou seja: da grande tribulação.
6 - A esperança de que nosso Salvador logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos "sempre com o Senhor" [1 Tessalonicenses 4.17], é a bem-aventurada esperança de todos os redimidos [Tito 2.13]. É fonte principal de consolo para os crentes que sofrem [1 Tessalonicenses 4.17,18; 5.10].
7 - Paulo emprega o pronome "nós" em [1 Tessalonicenses 4.17] por saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período, e comunica aos tessalonicenses essa mesma esperança. A Bíblia insiste que anelemos e esperemos contínua e confiadamente volta do nosso Senhor [Romanos 13.11; 1 Coríntios 15.51,52; Apocalipse 22.12,20].

8 - Quem está na igreja, mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a Cristo, será deixado aqui, no arrebatamento [Mateus 25.1; Lucas 12.45]. Os tais ficarão neste mundo e farão parte da igreja apóstata [Apocalipse 17.1], sujeitos à ira de Deus.

9 - Depois do arrebatamento, virá o Dia do Senhor, um tempo de sofrimento e ira sobre os ímpios [1 Tessalonicenses 5.2-10]. Seguir-se-á a segunda fase da vinda de Cristo, quando, então, Ele virá para julgar os ímpios e reinar sobre a terra [Mateus 24.42,44].


Observações:
O arrebatamento não será visto pelo mundo, a não ser, instantes após, quando sentirem a falta de milhares de pessoas que verdadeiramente fazem parte da Igreja de Cristo, estando preparados para este glorioso momento.
Ao toque da trombeta pelo arcanjo Miguel, os mortos em Cristo ressuscitarão. Depois, outro toque e os crentes que estiveremvivos terão seus corpos atuais tranformados em corpo glorificado e todos serão arrebatados (arrancados deste mundo) para encontrarem Jesus nos ares para, então, sermos julgados no tribunal de Cristo e participarmos de uma comemoração indescritível no Céu (as Bodas do Cordeiro) e, então, permanecermos para todo o sempre na presença de Deus.