Igreja de Cristo em Mossoró Aniversaria. 30 de outubro

Mossoró: Uma história de fé, liberdade e prosperidade

Primeiros habitantes

Os índios monxorós, primeiros habitantes da região, eram , segundo o historiador Luiz da Câmara Cascudo, cariris. Há quem os designam como da família dos potiguares e até mesmo como tapuius. No começo do século XVIII, foram os monxorós evacuados para a serra das Dormentes, em Portalegre, sendo em 1749, vencidos pelos paiacús, auxiliados por Carlos Barromeu e Clemente Gomes de Amorim, dispersados e finalmente absorvidos por outras tribos mais forte. Já os primeiros sinais de movimentos de colonização foi que o governo de Pernambuco concedeu , no ano de 1701, ao convento do Carmo, de Recife, a posse das terras de Paneminha, Entrada, Amaro e Freire, áreas que fariam parte da futura povoação.

No dia 05 de agosto de 1772, a provisão das Dignidades do Cabido de Olinda , concede a Antonio de Souza Machado, Sargento-mor da Ribeira do Mossoró, e sua mulher Rosa Fernandes, autorização para construir uma capela na Fazenda Santa Luzia, de sua propriedade, em cumprimento de promessa feita por uma intercessão. Da fazenda surgiu o povoado e do povoado a cidade, tudo se passando ao redor da capela.

Nome

Cascudo diz que o topônimo provém dos cariris monxorós ou mosorós. para o historiador Antônio Soares, Mossoró é corruptela de mô-çoroz, vocábulo indígena que significa fazer roturas , o que rasga, rompe ou abre fendas, essa denominação aplica-se bem ao rio Mossoró, que rasgou ou rompeu a terra marginal em diversos pontos , formando camboas.




EmacipaçãoPolítica

Pela Lei provincial nº 246, de 15 de março de 1852, fora o território da ribeira de Mossoró desmembrado do Município de Assu, a quem sempre pertencia, formando um novo município e elevada a respectiva povoação à categoria de Vila de Mossoró. Neste mesmo ano foi eleita a sua primeira Câmara, ajuramentando-se perante a Câmara de Assu o Reverendo Padre Antônio Freire de Carvalho. Presidente eleito, o qual no dia 24 de janeiro de 1853, na Vila de Mossoró tomou juramento aos demais vereadores, declarando em seguida instalada a nova câmara.


Motim das Mulheres

Em 4 de setembro de 1875, 300 mulheres foram as ruas contra o alistamento dos seus filhos e maridos. No cartório militar, rasgaram as fichas de alistamento. Em desfile nas ruas, convocava a todos para a justa causa. Na praça da Redenção, armadas de sentimentos nobres e justificáveis, enfrentaram a polícia. Até mesmo atos de força, e armadas com utensílios domésticos, foram usados contra os opressores da manifestação.


Pioneirismo na Escravidão



Em 30 de setembro de 1883, Mossoró foi pioneiro no estado do Rio Grande do Norte, foi a data designada para a libertação total dos escravos. Essa posição firme teve ligação direta com a ação desenvolvida pela Sociedade Libertadora Mossoroense, criada em 6 de janeiro de 1883, cuja finalidade fosse a libertação dos cativos. Na época a cidade contava com apenas 86 escravos. O objetivo foi alcançado, já que a população , não fez questão algum de libertar seus escravos, independente de indenização.



Invasão de Lampião

Em 1927a cidade de Mossoró tinha uma população de aproximadamente 20.000 habitantes e vivia um período de expansionismo comercial e industrial. Com isso despertou a cobiça do maior cangaceiro da época, Virgulino Ferreira, o Lampião.

No dia 13 de Junho sob o comando do prefeito Rodolfo Fernandes, onde a cidade estava praticamente deserta, já que população tinha fugido com medo dos ataques, ficando apenas o prefeito com os defensores da cidade. Nesse momento o tempo fechou, uma forte chuva cai na cidade comprometendo o desempenho do bando e tornando mais tétrico o ambiente. E não restava outra solução aos cangaceiros senão abandonar a cidade. Foi o que Lampião fez, sem levar os 400.000 contos e com um prejuízo de dois dos seus melhores homens, Colchete e Jararaca.

voto feminino

O primeiro estado brasileiro a adotar o voto feminino foi o Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró. Onde marcaram a luta inicial dos movimentos feministas. Em l928, o Estado era governado por Juvenal Lamartine e coube a ele o pioneirismo de autorizar o voto da mulher, em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal. Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, mulher atuante na cidade, foi a primeira eleitora inscrita no País. Após tirar seu título eleitoral, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados da Federação a fazer a mesma coisa